Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Plano de Saúde

Cláusula que limita tempo de internação em UTI é Abusiva

Publicado por Tony Cristiano Nunes
há 6 anos

É sábio que atualmente muitos brasileiros estão deixando de ter plano de saúde, tendo em vista não possuírem mais condições econômicas de pagar as altas mensalidades que são cobradas.

De modo que, aqueles poucos que possuem plano de saúde, quando necessitam de uma internação ou um tratamento médico específico muitas vezes são surpreendidos pela recusa do convênio médico, o qual alega que o pedido solicitado não está coberto pelo plano contratado pelo conveniado.

Porém, conforme divulgado este mês pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a 2ª Turma do TRF-1 (por unanimidade) afastou a limitação de tempo para permanência em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) imposta pela Resolução P. A. nº 20/1998, a qual determinava que as despesas com internações hospitalares em UTI somente seriam cobertas pelo plano de saúde pelo prazo máximo de 30 dias. Sendo que a partir do 31º dia, as despesas seriam totalmente cobertas pelo segurado titular.

Os doutos Julgadores entenderam de forma correta, que à cláusula de limitação do tempo de internação em UTI vai contra a Súmula nº 302 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a qual considera abusiva cláusula contratual de plano de saúde que limita o tempo de internação do consumidor, especialmente quando a internação se dá em UTI, reconhecendo a vulnerabilidade do consumidor.

TONY CRISTIANO NUNES

Advogado, Pós graduado em Direito Administrativo pela PUC- Campinas, Especialista em Licitações e Contratos Administrativos e Sócio escritório Romanelli, Mecatti & Nunes Advogados.

tony@rmnadvogados.com

  • Publicações2
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações215
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude/544808777

Informações relacionadas

Fabio Da Silva Santos, Advogado
Notíciasano passado

Plano de saúde por adesão

Gutemberg Do Monte Amorim, Advogado
Notíciasano passado

Quando contratar um advogado especialista em plano de saúde?

Sergio Furquim, Advogado
Notíciashá 4 anos

Plano de saúde é uma enganação.

Gevaerd e Benites Advogados, Advogado
Notíciashá 4 anos

Reajuste no plano de saúde

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)